3 Dicas Práticas e Divertidas para exercitar o seu inglês

Using movies and streamings

to improve your English.

Aprender inglês pode ser uma tarefa desafiadora, mas também pode ser divertida e emocionante. Uma das maneiras mais eficazes de aprimorar suas habilidades no idioma é assistindo a filmes em inglês. Além de serem uma forma de entretenimento, os filmes são uma ferramenta poderosa para melhorar a compreensão auditiva, a pronúncia e o vocabulário. Na Mundiprep é uma ferramenta constantemente utilizada nos cursos livres de inglês.

Aqui estão algumas dicas práticas e divertidas para utilizar filmes como uma ferramenta de aprendizado de inglês:

1. Escolha filmes adequados ao seu nível de inglês

Para aproveitar ao máximo essa experiência de aprendizado, é importante escolher filmes que estejam de acordo com o seu nível de inglês. Comece com filmes mais simples, com diálogos mais claros e vocabulário mais básico. Conforme você for avançando, poderá desafiar-se com filmes mais complexos.

Determinar a complexidade de um filme pode não ser simples para quem inicia. Vou te ensinar como proceder:

  1. Saiba que um filme costuma ter situações diversas – formais e informais. Normalmente um aluno de nível intermediário consegue manejar essa troca de forma de expressão, mas o aluno mais novato tenha mais dificuldade.
  2. Filmes de drama são ótimos para aprendermos vocabulário sobre a vida cotidiana, descrição de emoções e ideias abstratas.
  3. Filmes de ação são ótimos para reforçarmos o uso dos tempos verbais corretamente, uso de linguagem concisa e percepção de como tom altera a mensagem
  4. Filmes de comédia, por mais incrível que pareça, devem ser vistos por usuários mais avançados. A comédia utiliza de muitas estruturas complexas e figuras de linguagem, como a hipérbole e a incoerência proposital. É bom assistir o filme de comédia para rir e aprender.
  5. Filmes de ficção e ficção científica são bons para exercitar vocabulário técnico e abstrato. Em filmes com mais ação, também temos a vantagem de entender melhor o fluxo dos tempos verbais e seu uso coerente.

2. Assista com legendas em inglês

Assistir a filmes em inglês com legendas em inglês é uma ótima maneira de melhorar a compreensão auditiva e o vocabulário. À medida que você assiste ao filme, tente associar as palavras às suas pronúncias e significados. Isso ajudará você a desenvolver uma conexão mais forte entre o som e a escrita das palavras. Usualmente recomendo aos meus alunos que assistam primeiramente sem a legenda e depois usem a legenda. Em algumas aulas específicas, temos as legendas incompletas, onde ao longo do filme o aluno já exercita as habilidades em inglês.

3. Faça anotações e revise o vocabulário

Enquanto assiste ao filme, faça anotações de palavras ou expressões desconhecidas. Depois de terminar o filme, reserve um tempo para pesquisar e revisar o vocabulário anotado. Você pode criar um caderno de vocabulário ou usar aplicativos de aprendizado de idiomas para praticar e memorizar as palavras de forma mais eficaz.

Além dessas dicas, é importante lembrar que assistir filmes em inglês deve ser uma atividade prazerosa. Escolha filmes dos gêneros que você mais gosta e aproveite o processo de aprendizado de forma descontraída.

Aproveite a experiência de aprender inglês enquanto se diverte com filmes incríveis!

Rolar para cima